Em outro artigo, falamos que sim, é possível atuar como freelancer no mercado internacional ao mesmo tempo em que você trabalha em tempo integral.
Isso porque, entre outros motivos, você consegue administrar os fusos horários se você se organizar.
Mas, você pode estar se perguntando se é possível executar todos os seus trabalhos freelancer apenas nos finais de semana. Assim, você evitaria a dupla jornada de trabalho.
Esta também pode ser a alternativa ideal para quem cuida de crianças durante a semana, e quer o usar os dias em que o cônjuge ou parceiro está em casa para atuar em outra área.
Veja a seguir o que você precisa saber para ser freelancer só nos finais de semana sem enlouquecer e mantendo a alta qualidade dos serviços prestados.
Escolha o serviço certo
Infelizmente, não é qualquer tipo de serviço que você pode realizar apenas no final de semana. Quem atua com atendimento ao cliente, por exemplo, costuma precisar estar disponível em dias e horários comerciais.
Por isso, escolha um serviço que possa ser realizado nos dias de sua preferência. E com um prazo de entrega de pelo menos 7 dias, para que você consiga organizar o seu tempo como quiser.
Se não tiver certeza do quanto pode esticar o prazo de entrega, veja o que seus concorrentes estão oferecendo para ter uma ideia.
Considere todas as etapas do serviço
Outra coisa a considerar é o tempo necessário para completar todas as etapas do serviço. Será mesmo possível prospectar, negociar, realizar as tarefas, tudo em dois dias?
Além disso, seu clinte pode pedir revisões. Será que ele vai querer esperar outra semana inteira para receber a nova versão?
Talvez você tenha que reservar algumas horas durante a semana para enviar propostas e responder mensagens de seus clientes. Isso pelo menos no início, enquanto você não tem uma carteira de clientes segura. O que nos levar ao ponto a seguir.
Busque por contratos de longo prazo
Quão mais longos são os contratos que você já tem, menos tempo você precisa se dedicar à busca de novos clientes. O início de cada novo contrato também pode exigir horas de conversa, leitura de materiais, e mais negociação.
Assim, o ideal é concentrar a sua energia tentando fechar contratos de longo prazo. Estes também costumam garantir maior flexibilidade à medida que o tempo passa e você e o seu cliente se conhecem melhor e confiam no profissionalismo de ambos.
Via de regra, você terá mais sucesso em atuar com o freelancer só nos finais de semanas no setor B2B, atendendo a empresas e empreendedores.
Defina uma rotina para ser freelancer no final de semana
Mesmo antes de começar a trabalhar, defina como será a sua rotina nos finais de semana. A menos que você já esteja acostumado a trabalhar aos sábados e domingos, muito em sua vida irá mudar. Você não poderá mais fazer o que estava acostumado a fazer nesses dias.
Por isso, pense bem em como e quando irá trabalhar quando, possivelmente, sua família e amigos estão de folga. Uma das opções é começar a trabalhar quando todos ainda estão dormindo e concentrar a maioria das tarefas em horários em que a sua presença costuma ser menos necessária.
Avise aos amigos e parentes
Outra necessidade será informar a sua nova rotina a amigos e parentes. Deixe bem claro quando você estará disponível e quais os motivos de sua decisão, evitando assim que a sua ausência se torne o problema na sua vida pessoal.
Esteja pronto para o fato de que nem todo mundo vai entender, principalmente se você não estiver endividado e fazendo isso para pagar as contas. Crianças pequenas também não tem a maturidade necessária para compreender o que está acontecendo e podem se sentir inseguras quando há mudanças de rotina.
Seja paciente. Com o tempo, tudo se ajusta.
Informe sua agenda aos seus clientes
Mesmo quando o serviço pode ser feito no final de semana, o cliente pode querer que você esteja disponível em outro momento. Por isso, seja bem claro quanto à sua disponibilidade desde o início.
Informe não apenas quando irá entregar o trabalho, mas quando irá responder a possíveis mensagens. E lembre sempre que você não é empregado de ninguém. O seu horário de trabalho é determinado por você.
Escolha quando terá uma folga
Por fim, não esqueça de agendar quando estará de folga. Trabalhar 7 dias por semana não é uma boa ideia para a sua saúde mental e física. Descansar é essencial para recarregar as baterias e, assim, oferecer serviços de alta qualidade por muito mais tempo.