Volta e meia você e meia você vai encontrar um cliente querendo que você entregue o seu serviço em um prazo menor que o estipulado. E você vai estar se perguntar se deve cobrar mais pela urgência.
A resposta direta para essa pergunta é sim. Sim, você pode acrescentar um valor ou uma porcentagem ao valor do seu serviço por conta da urgência. Isso é bastante comum, inclusivo no mercado internacional.
A questão aqui é o quanto você deve cobrar e como comunicar isso ao cliente.
Calculando a taxa de urgência
Verdade seja dita. Pouca gente tem um cálculo para a taxa de urgência baseado em algo concreto. Na grande maioria das vezes, o que se faz é chutar um valor.
Seja como for, você pode levar o seguinte em consideração:
- O que deixará de fazer para atender ao pedido – pode ser que você tenha que trabalhar à noite ou no final de semana para acomodar a solicitação.
- O custo de possíveis recursos extras – se para atender a urgência você precisará comprar ou contratar algo extra, algo fora do seu cálculo normal de preço, este novo custo deve ser coberto.
- O fato de querer ou não atender ao pedido – se você não tem interesse em atender à urgência, mas, por algo motivo, acha que não pode recusar, sugira um valor bem mais alto que o que o seu cliente pode estar esperando. É bem verdade que ele pode acabar pagando da mesma forma, mas, pelo menos, o dinheiro irá valer a pena.
Por outro lado, não sugira uma taxa de urgência se o prazo solicitado por seu cliente não for o suficiente para você oferecer um serviço de qualidade. Nesse caso, é melhor perder o pedido que manchar a sua reputação.
Quando não cobrar por urgência
- Quando você está tentando encantar o cliente – se for um cliente que você quer manter a longo prazo e quer oferecer algo extra, informe que a taxa existe, mas que não irá cobrá-la no momento.
- Quando você está tentando compensar por outra coisa – se você cometeu algo erro no passado, pode ser uma boa ideia informar sem cobrar a taxa de urgência, como forma de compensação.
E se eu estiver parado?
Mesmo que você não tenha nenhum pedido previsto ou em andamento, não se sinta mal ao solicitar a taxa de urgência. O seu cliente precisa entender que você não está à disposição quando ele quer, evitando, assim, criar a impressão de que você é um empregado.
Falando com o cliente sobre a taxa de urgência
Por fim, a melhor forma de informar o seu cliente sobre essa taxa é diretamente. Diga que o prazo não é o que você costuma oferecer e, por isso, você precisará cobrar uma taxa de urgência no valor tal.
Não é necessário entrar em detalhes, mas esteja preparado para uma possível negociação. Por isso, reflita as alternativas que pode ou não aceitar, tanto em termos de preço quanto prazo.