Eu sempre defendo que freelancers devem ser pagos por projeto e não por hora, seja este um arigo escrito ou uma imagem criada. Dessa forma, você não será penalizado por sua eficiência. Quem trabalha mais rápido costuma ser aquele que tem mais experiência. Mas, sei que alguns clientes insistem em pagar por hora.
As razões são diversas:
- Pode ser bem difícil entender e medir os custos dos serviços de um freelancer.
- Há casos em que pagar por hora faz sentido, como, por exemplo, quando você precisa estar disponível por um certo número de horas mesmo que não tenha nada para fazer.
- Ou, simplesmente, você pode não querer perder o cliente só porque ele prefere pagar por hora.
Nessa situação, sua única opção é fazer o acordo funcionar para você. Então, aqui está como você faz o cálculo de quanto cobrar por hora por seu serviço freelance, passo a passo.
Etapa 1: Calcule quanto cobrar por hora em geral
Primeiro, você precisa determinar seu custo médio por hora. A maioria dos freelancers não consegue avaliar seu tempo, o que significa que está tudo bem se você não ainda não tenha feito isso, mas agora é hora de fazer essas contas.
Digo ” custo médio” porque talvez não seja possível dizer com certeza quanto tempo levará para fazer algo até que o tenha feito. E, ainda assim, você precisa informar um valor. Como as máquinas do tempo ainda não foram inventadas, uma média terá que servir.
Calcule sua receita anual bruta projetada
Um dos maiores erros que freelancers cometem é pensar como um funcionário em vez de um empresário. Enquanto freelancer, você tem vários custos e nenhum benefício: você paga suas próprias férias, pensão privada, plano de saúde. E sua receita deve refletir esses custos.
Seria necessário outro artigo para explicar em detalhes como calcular sua receita bruta anual projetada. No entanto, por enquanto, será o suficiente se você decidir a quantia que espera ganhar por ano. Novamente: não é quanto você deseja lucrar. É o quanto você precisa ganhar em 1 ano para pagar todas as suas contas e ainda se manter financeiramente.
Calcule suas horas e dias de trabalho
Seu horário de trabalho provavelmente não é algo tão simples como das 9h às 17h, cinco dias por semana. E nem todo o tempo que você gasta trabalhando é faturável.
Quantas horas por dia você passa respondendo e-mails, cuidando de seu marketing, fazendo a sua contabilidade? Esse tempo deve ser descontado, pois você não está trabalhando diretamente em projetos de seus clientes. Descobrir o número final de horas trabalhadas é crucial para determinar de onde vem sua renda.
O próximo passo é determinar o número de dias úteis por ano – aqui você vai descartar dias não trabalhados: folgas, feriados e férias. Também sugiro que você acrescente cinco dias extras para o caso de emergências ou licença médica.
Calcule seu custo horário médio
Agora, calcule sua taxa horária. Aqui está a matemática:
Horas faturáveis por dia x número de dias de trabalho anuais = total de horas de trabalho anuais.
Em seguida, divida sua receita anual projetada pelo total de horas de trabalho anuais. O resultado é seu custo médio por hora.
Etapa 2: Estime quanto cobrar por hora para aquele projeto
Com seu custo horário médio em mente, defina o valor que você vai cobrar de seu cliente. Sim, este pode não ser o que acabou de calcular.
Estime o tempo que você vai gastar
Tarefas que você conhece bem são mais fáceis de medir: basta anotar o número de horas gastas nelas – pesquisa, edição, publicação e quaisquer outras tarefas devem ser incluídas.
Para todos os outros casos, estime o tempo com base em sua experiência. Mas, se você não tem absolutamente nenhuma ideia, sugiro fortemente que experimente fazer um projeto semelhante e cronometre o tempo gasto para que possa fazer uma estimativa bem fundamentada.
Considere a tarefa com cuidado
Agora, você precisa pensar mais sobre a tarefa em si. Responda as questões abaixo:
• Ela requer mais experiência do que o normal?
• Ela cria algum custo extra? Por exemplo, podem ser imagens ou a ajuda de um terceiro.
• Alguns passos da tarefa requerem mais esforço do que outros?
Dizer sim a qualquer pergunta acima significa um aumento no custo.
Em seguida, multiplique o tempo que você acredita que gastará por seu custo médio por hora. Digamos que o projeto leve cerca de 3 horas para ser concluído e que sua taxa por hora seja 30 dólares. Neste caso, o projeto custará 90 dólares. Parece justo para você? Caso contrário, você pode querer aumentar sua o custo por hora. Para quanto? Depende de você, realmente.
Etapa 3: Comunicando seu custo por hora ao cliente
Agora que você tem um custo por hora definido, terá que comunicá-lo ao seu cliente.
Explique o seu processo de trabalho
Mesmo que alguns clientes possam tentar tirar vantagem de você, acredite, a maioria não tem a menor ideia sobre a experiência e os procedimentos necessários para o seu trabalho. Outros não sabem a diferença entre um trabalhador remoto e um freelancer, não percebendo que você tem muito mais despesas e nenhum benefício.
Aproveite o tempo para educá-los. Explique o que acontece desde o primeiro contato até a publicação, descreva os custos e como as coisas podem variar de um projeto para outro. E sempre vincule cada ponto ao tempo gasto.
Sugira um período de teste
A próxima etapa é propor um acordo por um período experimental. Digamos que você vai trabalhar por uma semana, ou entregar três projetos, com esse custo por hora como referência. Assim, vocês dois podem ver se o valor é justo para os dois lados.