Etiquetas de preços

Como discutir preço e pagamento com seu cliente

Você já está quase fechando contrato com o seu cliente e agora é hora de falar de preço e forma de pagamento.

Ou ao contrário, essa é uma das primeiras coisas que você precisa dizer se estiver negociando em uma plataforma de jobs para freelancers.

Ainda que possa parecer um tópico delicado, você precisa ser bastante profissional nessa hora, principalmente se estiver lidando com clientes estrangeiros.

Veja a seguir alguns pontos essenciais na hora de apresentar o preço do serviço para o seu cliente:

Seja claro e direto

Quando você for apresentar o preço do seu serviço para o seu cliente, seja claro e direto. Use listas numeradas e outros recursos gráficos para tornar mais fácil o entendimento. Descreva os itens incluídos, prazo de entrega e o que você precisa que seja feito pelo próprio cliente para que o serviço possa ser executado.

Apresente o preço final

Clientes estrangeiros, principalmente europeus, não costumam negociar preço. Pode até acontecer, mas não é o mais comum. Por isso, esqueça o costume brasileiro de informar um preço mais alto já prevendo um pedido de desconto. Você pode acabar perdendo o cliente, simplesmente.

Prepare-se para negociar escopo

O que pode acontecer é o cliente dizer que o orçamento dele só prevê um custo de até X. Nesse caso, o que está em discussão é uma possível mudança no escopo ou descritivo de seu serviço. Por exemplo, para acomodar o orçamento do cliente sugira entrevistar um número menor de pessoas – se o seu serviço for pesquisa. Porém, não faça concessões que comprometam a qualidade final do serviço. Isso s[o vai criar dor de cabeça depois.

Mantenha-se firme

Tenha um preço mínimo em mente e trabalhe com ele para fechar contratos. Mesmo que os anúncios de trabalhos para freelancers demonstrem que o que se paga é um valor bem menor, não trabalhe por mesmo que o mínimo.

Se em sua área a concorrência é grande, levando os preços para baixo, demonstre em sua proposta porque o cliente deve pagar mais para ter você ao lado dele. Caso não encontre motivos suficientes, pode ser hora de agregar valor ao seu serviço. Ou reavalie os seus custos para saber se pode diminuir o seu preço sem ficar endividado.

Receber antes ou depois?

Ao fechar negócio com cliente estrangeiros pela primeira vez e fora de uma plataforma de trabalhos para freelancers, sempre peça um depósito. Esta percentagem do valor total é paga antecipadamente e deve cobrir, pelo menos, os custos do seu serviço. Assim, se o cliente desaparecer e não lhe pagar, você não fica no vermelho.

Não tenha medo em fazer essa exigência, trata-se de uma prática comum de mercado. Via de regra, a percentagem solicitada é de 50% e você só começa a trabalhar após o pagamento da mesma.

Porém, alguns clientes, principalmente agências, podem dizer que não trabalham dessa forma, que só pagam após a conclusão do trabalho. Se isso acontecer e, mesmo assim, você quiser assumir o risco, comece fazendo um trabalho só, algo bem simples e com o menor custo possível.

Diga que essa é uma oportunidade de vocês se conhecerem antes de assumirem contratos maiores, o que não deixa de ser uma boa estratégia.

Jamais pense que clientes estrangeiros são mais confiáveis. Tem quem não honre os compromissos financeiros em qualquer país. E, pode acontecer do cliente não ficar 100% satisfeito com o seu cliente e achar que, por isso, não deve pagar. Sempre procure alguma forma de garantia.