Agora que você já decidiu o que colocar em seu portfólio freelancer, é hora de decidir onde publicá-lo. Você conta com algumas opções, umas mais indicadas para certos freelancers que outros.
O importante é que o portifólio esteja disponível online para que seus clientes estrangeiros possam encontrá-lo quando quiserem.
Além disso, a plataforma deve ser confiável e com os recursos necessários para que você possa apresentar seus trabalhos de uma forma atraente e vendedora.
Seu próprio site
O seu próprio site é a melhor plataforma para o seu portfólio. Você tem controle total sobre ele, do formato ao conteúdo. Ter um site também demonstra profissionalismo.
Por outro lado, você precisará arcar com os custos de criação, publicação e manutenção. E também terá que dedicar tempo para mantê-lo atualizado.
Behance
O portal de portfólio da Adobe é o mais conhecido e reconhecido do mercado. É a casa dos criativos: design gráfico, fotografia, ilustração, arquitetura, animação, filme, design de produtos, moda, publicidade e outros.
E o melhor é que Behance seleciona os melhores trabalhos disponibilizados publicamente e os apresenta na página “Melhores do Behance” – o que lhe garante pontos extras em credibilidade.
Carbonmade
Carbonmade tem se tornado bastante popular entre o pessoal da área de criação, por conta da sua qualidade e profissionalismo.
Ele funciona mais ou menos da mesma maneira que o Behance, porém o que você ganha é uma página bem mais profissional, parecida com a de um site. E você só precisará arrastar e colar os seus trabalhos.
Mas saiba que essa ferramenta não conta com versão gratuita. Você terá que pagar em dólar pelos seus serviços.
Pressfolios
Pressfolios é uma opção para quem tem peças em formato de textos – sendo, por isso, bastante indicado para jornalistas, redatores e tradutores. Nele, você irá incluir os links para seus artigos, ou qualquer outro material escrito disponibilizado online. O portal faz a ligação e publica em sua página.
A sua página pode contar com sua foto, minibiografia e link para mídias sociais ou website. Os seus trabalhos aparecem na forma de uma galeria. Mas você terá que pagar mensalmente pelo uso dessa ferramenta, e só poderá publicar peças disponíveis na internet.
Sites de trabalhos para freelancers
Os sites de trabalhos para freelancers, como Upwork, Fiverr e Guru, contam com uma seção específica na qual você irá publicar o seu portfólio. Essa é, geralmente, parte integrante do seu perfil profissional.
Você poderá fazer o upload de imagens ou PDFs. Em algumas plataformas, você pode organizá-las em categorias; incluir uma descrição e título para esclarecer o trabalho realizado; e adicionar tags ou palavras-chave para facilitar a pesquisa de seus clientes.
Sites de stock images
Alguns dos sites de fotografias (stock imagens) são também outra opção para quem atua na área de criação visual. Acesse cada um deles e veja se eles permitem que você publique suas próprias imagens por lá.
Se for possível, você poderá, depois, oferecer o link da sua página para futuros clientes conhecerem o seu trabalho. Apenas observe a qualidade dos trabalhos já publicados, para ter a certeza de estar em companhia dos melhores. Como uma outra opção, Flickr continua disponível e popular.