Freelancer trabalhando em casa

Como funciona trabalhar em casa?

Trabalhar em casa é o sonho de muita gente. É assim que um amplo número de profissionais oferece seus serviços em todo o mundo. Aqui na Irlanda, é grande o número de autônomos, funcionários e empreendedores que ganham a vida do conforto de sua residência.

Esse formato não era muito comum no Brasil, mas ganhou força no Brasil com a pandemia. Esta deixou as empresas sem escolha, tendo que concordar com o home office.  E também muitos clientes e consumidores começar a perceber como normal serem atendidos por alguém pela tela de um computador.

Seja para ter uma renda extra ou como forma de ganhar dinheiro em tempo integral, você pode estar considerando trabalhar em casa. Mas, como isso funciona?

Veja a seguir os prós e contras de oferecer seus serviços de casa e o que você precisa considerar para fazer essa alternativa dar certo.

Vantagens de trabalhar em casa

Trabalhar em casa tem muitas vantagens. Mas, aqui estão as principais: maior flexibilidade, menor custo fixo e o fim da necessidade de usar transporte diariamente.

Maior flexibilidade

Quem trabalha em casa pode escolher e adaptar o ambiente como bem entende. Mesmo que o seu empregador ou cliente esteja pagando pela instalação do seu home office, a residência é sua. Você pode decorar como quiser, mudar de um cômodo para o outro se ficar entediado, tudo sem ter que se preocupar com incomodar os seus colegas ou ter que pedir permissão.

Outra coisa que pode ser mais flexível é o seu horário de trabalho seja flexível. A menos que você atue em uma área que exija sua presença em períodos específicos (como atendimento ao consumidor), é possível que você possa trabalhar quando quiser. Isso quer dizer de manhã bem cedo, à noite, nos finais de semana – uma ótima vantagem para quem é mais produtivo em horários não convencionais.

Menor custo fixo

Trabalhar em casa custa muito menos que alugar um escritório ou usar um espaço coworking, não há o que discutir. Muitas das contas já são parte das despesas da residência (internet, eletricidade, água) e você usa o espaço que tem.

Deve haver um aumento nesses custos fixos por conta das suas atividades profissionais, mas este não chegará nem perto do valor de um ponto comercial. Você também vai economizar com o fim de certos custos extras – lanchinhos de última hora, comida de restaurante, aquela passadinha no shopping durante o intervalo do almoço.

Essa é uma das razões pelas quais muitos clientes preferem contratar freelancers, pois eles podem oferecem preços mais baixos por não terem que pagar pelo espaço de trabalho. Empregadores também gostam da possibilidade de tirar esses custos das suas finanças – mesmo aqueles que oferecem ajuda de custo costumam economizar.

Fim do transporte

Uma grande vantagem do home office é fugir do trânsito. Se você mora em uma grande cidade, mesmo fora do Brasil, sabe do que estou falando. Quem trabalha em casa fica livre de engarrafamentos, dos atrasos do transporte público, do tumulto do metrô. Além da economia em custo, a sua qualidade de vida melhora e muito.

Você poderá até mudar para o interior, se quiser. Desde que a conexão à internet seja confiável, uma cidade menor poderá lhe atender bem e até representar a chance de uma mudança de vida para mais perto da natureza. Os preços dos imóveis fora das áreas metropolitanas também costumam ser bem mais em conta.

Desvantagens de trabalhar em casa

Por outro lado, quem trabalha de casa também enfrenta algumas desvantagens. Você terá que trabalhar sozinho, terá que lidar com possíveis interferências domésticas e pode não saber bem a hora de encerrar o dia. Vamos detalhar cada uma dessas questões a seguir.

Trabalhar sozinho

Uma das principais desvantagens de trabalhar em casa é estar sempre sozinho. Isso pode não ser um problema para muitos – eu, por exemplo, funciono melhor em silêncio. Mas, isso não quer dizer que não existam prós em ter alguém por perto quando se está executando tarefas.

Você não terá com quem tirar uma dúvida, celebrar uma vitória, bater um papo na hora do cafezinho. Ainda que você tenha colegas e amigos que possa contatar durante as horas de trabalho, ou que participe de comunidades online, não é a mesma coisa de estar por perto fisicamente.

Interferência da vida doméstica

Trabalhar em casa pode ser um desafio para quem divide a casa com outras pessoas, sejam estas amigos ou membros da família. O mundo moderno criou uma separação entre o ambiente de trabalho e o pessoal que não existia nos tempos antigos, e é desta forma que navegamos o dia. Se você tem filhos ou cônjuge ou parceiro, pode achar difícil explicar para eles que estar em casa não significa estar disponível.

Essa questão requer muita conversa e ajustes que podem ser complicados e levar tempo para dar certo. Se as suas crianças são pequenas, pode ser que elas ainda não estejam na idade de entender. E se você divide a casa com amigos pode ser preciso ajustar rotinas bem diferentes – principalmente se eles também trabalharem em casa.

Não saber quando parar

Quem não tem uma rotina definida terá que lidar com o fato de que não há ninguém dizendo a você a hora de ir para casa. O escritório não fecha, o porteiro não apaga a luz do prédio, o horário do ônibus não importa. No final das contas, você pode acabar trabalhando mais do que deve.

Essa questão pode ser ainda mais desafiadora se você é freelancer. Quanto mais você trabalha, mais dinheiro você faz, aumentando a tentação de trabalhar sem parar. E se seus clientes estão no exterior, você pode querer estar disponível para eles nos mais diversos horários.

Como funciona trabalhar em casa

Como você viu, trabalhar em casa exige levar algumas questões em consideração. Agora, vamos ver com o que você precisa contar para fazer o home office dar certo.

Espaço certo

Você vai precisar de um espaço dedicado para o seu trabalho. Mas, que tipo de espaço é esse vai depender de quais equipamentos seu serviço exige. Às vezes, um notebook não é o bastante. Você pode precisar de uma impressora, por exemplo. E esses equipamentos precisam de espaço. Quem trabalha com áudio pode precisar de isolamento acústico, quem faz vídeos vai querer uma boa iluminação.

Via de regra, o ideal é ter um local com porta e que você não use para outras atividades. Assim, quando você para de trabalhar, você fecha aquela porta e esquece do trabalho. Se dividir a casa com outras pessoas, isso também vai facilitar a sua vida quando elas estiverem presentes.

Mas, isso nem sempre é possível. Você pode ter que trabalhar em seu quarto, sala de jantar ou na varanda. Então faça o melhor que puder com o que tem. Hoje em dia, há diversos tipos de mesas dobráveis e gaveteiros com rodinhas que você pode usar para criar espaços temporários durante as horas de trabalho.

Horário certo

Para o trabalho em casa funcionar, você precisará manter uma rotina clara. Mesmo que você não deva satisfação a ninguém, é essencial que você determine a hora de começar e a de parar de trabalhar. Passar longos períodos sentado em frente ao computador não é uma boa ideia e pode ter graves consequências para a sua saúde física e mental. E isso é apenas um dos problemas.

Você também vai querer ter tempo para outras atividades, como sair com seus amigos, andar no parque, cuidar da casa. Mesmo que não pareça, o tempo que você passa fazendo sem trabalhar aumenta a sua produtividade depois.

As suas horas de trabalho podem variar de acordo com o dia da semana ou com os projetos que têm em mãos. Pode até ser que, no início, você precise tomar uma decisão diferente a cada dia. Tudo bem. Desde que você sempre decida com antecedência quando vai desligar o computador, você pode ir fazendo ajustes à medida que se acostuma com o trabalho de casa.

Ajuda certa

Trabalhar em casa sozinho não significa ter que fazer tudo sozinho. Você pode buscar ajuda na execução de suas tarefas e também naquilo que não é trabalho.

Com relação ao seu trabalho, peça o suporte de um colega se o volume for maior do que o que consegue lidar. O fato de não estar no mesmo escritório pode tornar isso mais difícil, mas não é impossível. Se trabalhar para si mesmo, você pode terceirizar tarefas, ou mesmo todos os seus projetos, para que possa tirar férias ou dias de folga, por exemplo.

Como relação às outras coisas, conte com amigos e parentes para cuidar da casa, cozinhar, fazer o supermercado, e outras tarefas domésticas. E também tenha boas conversas com eles sobre o tempo e espaço que você precisa para trabalhar de forma produtiva. Quanto mais você esclarecer e explica a importância do que está fazendo maiores as chances de receber o apoio de que precisa.