Fechando negócios com clientes

Onde encontrar clientes interessados em freelancers?

Como você deve imaginar, há mais de uma forma de encontrar clientes no mercado internacional. A que você vai usar, depende muito da sua habilidade de negociar, da sua experiência no mercado, e, acima de tudo, da sua confiança em si mesmo em seu trabalho.

Entre as opções disponíveis, vamos falar aqui sobre as opções mais comuns entre quem está começando como freelancer: sites de trabalhos para freelancers, murais de jobs, agências e seu próprio site e mídias sociais.

Agências

Você pode oferecer seus serviços por meio de uma agência de freelancers, empresas que terceirizam o trabalho de autônomos para empresas e consumidores diretos. O processo de contratação costuma envolver envio de currículo, entrevista e testes, com o objetivo de comprovar o seu conhecimento técnico.

Encontrá-las não é difícil. Basta fazer uma busca no Google especificando a sua área de trabalho. Com uma lista em mãos, verifique o tipo de profissionais que elas buscam, quanto e como pagam, e como funciona o processo de seleção.

Leia bem as instruções para saber o que cada uma delas quer de você. Não tenha pressa ao preencher formulários. Poucas delas permitem que você faça retificações após o envio.

Prós

  • Você não vai precisar buscar por clientes. A agência faz isso por você, e ela pode ter mais chances de sucesso por já estar estabelecida no mercado.
  • Muitos clientes preferem contratar agências que freelancers por acreditarem que são mais confiáveis.
  • Muitas agências oferecem treinamento e outros incentivos aos seus colaboradores.

Contras

  • Você perde boa parte do controle sobre o seu serviço. Tudo será determinado e decidido pela agência.
  • A agência determina o preço do seu serviço ou fica com uma percentagem do valor pago – ou as duas coisas. Você pode acabar recebendo um valor bem baixo pelo seu trabalho.
  • As opções são muitas nesse segmento e você terá que pesquisar bastante até encontrar uma agência que seja boa para você.

Murais de jobs online (job boards)

Outra possibilidade é buscar por trabalhos em murais online (job boards). Estes agregam anúncios aos quais você pode responder via e-mail ou formulário. Muitas vezes, eles são apenas listas mesmos, uma seleção de anúncios vindos de vários lugares com links.

Para encontrá-los, faça uma busca no Google. Digite  “photographer job board” se você for um fotógrafo, por exemplo, e veja o que encontra. O número e qualidade de resultados que irá aparecer varia de profissão a profissão.

FreelanceWritingGigs, por exemplo, publica diariamente uma compilação de jobs para redatores. Outra opção para redatores é o ProBlogger – para este você pode pagar uma mensalidade para ter os seus dados em um diretório acessível apenas para clientes.

Mas, como você deve imaginar, esses murais não são algo do qual você deve depender para conquistar clientes. Por nem sempre gerarem uma renda direta para quem os publica, eles são criados e abandonados por seus desenvolvedores com frequência. Além disso, muitos não são confiáveis, por isso prefira aqueles publicados por blogueiros reconhecidos na sua área.

Prós

  • Informações de trabalhos disponíveis sem que você tenha que criar perfis e passar por processo de validação.
  • Não há cobrança de taxa para acessar as informações.
  • Anúncios novos com frequência regular.

Contras

  • Alguns anúncios acabam sendo para empregos e não para freelancers.
  • Se não houver filtro (e a maioria não tem), você pode gastar bastante tempo tentando identificar o que vale a pena responder.
  • Como os anúncios estão publicados na internet para qualquer um ver, a concorrência pode ser imensa.
  • A interface costuma ser básica, o que pode dificultar a leitura, resposta e triagem de anúncios.

Seu site e mídias sociais

Se você decidiu ter um site, este pode ser uma forma de conquistar clientes. Mas, para isso, você vai precisar investir em SEO e/ou anúncios online. Isso porque seu nome não é conhecido no mercado, o que significa que ninguém irá digitar o seu nome na busca do Google. Você precisará fazer o trabalho pesado de atração de clientes.

SEO (Search Engine Optimization) é uma série de ações que vão permitir que o seu site seja encontrado por alguém que busca por seu serviço em mecanismos de busca. Já anúncios podem ser veiculados dentro dos próprios mecanismos de buscas, outro sites, e também nas mídias sociais.

Se você não sabe como implementar essas estratégias, busque a ajuda de um profissional qualificado. Há algumas ações simples e baratas que se pode fazer, por isso não deixe de pedir um orçamento antes de pensar que não tem como pagar. Na pior das hipóteses, você sabe quanto precisa guardar para o futuro.

De qualquer forma, lembre de colocar o link para o seu site em todas as suas propostas, inclusive nas mídias sociais. E nestas, participe de grupos em que possa responder perguntas sobre a sua área de atuação – ou seja, busque por grupos onde estão os seus clientes potenciais, não os seus concorrentes.

Prós

  • Você terá total controle sobre o que, como e quando irá divulgar
  • Você poderá fazer modificações sempre que quiser
  • Você parecerá mais profissional ao usar seus próprios instrumentos de marketing

Contras

  • Você terá que arcar com custos de criação, publicação e manutenção do seu site
  • Talvez você precise da ajuda de um profissional para criar e manter o seu site
  • Pode demorar até você ver o retorno monetário

Sites de trabalho para freelancers

Na sua vida de freelancer, vai ouvir falar várias vezes sobre os sites de trabalhos para freelancers. É por meio deles que a maioria dos profissionais começa a buscar clientes internacionais, e isso tem várias razões.

Lá, você encontra anúncios de clientes interessados em serviços como o seu. Ou seja, você não precisa convencer ninguém sobre a necessidade de contratar o seu serviço. O seu trabalho passa a ser apenas convencer o cliente a escolher você para executá-lo.

Porém, o uso desse tipo de serviço tem prós e contras, e cada site tem suas particularidades. E você precisa levar essas questões em consideração antes de começar a usá-los. Alguns dos mais famosos e respeitados são Upwork, Fiverr e Freelancer.com

Prós

  • Você não precisa correr atrás de clientes, pois as ofertas de trabalho já estão lá
  • A plataforma cuida da contratação e do pagamento
  • Você tem uma visão melhor do mercado, pois os seus concorrentes estão lá também

Contras

  • A plataforma fica com uma porcentagem do seu dinheiro, e esta pode ser alta
  • Em caso de disputa, acredita-se que a plataforma costuma ficar do lado do cliente
  • A ampla e aberta concorrência pode forçar preços baixos