Pessoas buscando clientes em site de trabalho para freelancer

[Guia Completo] Tudo sobre os sites de trabalho para freelancers

Você deve já ter ouvido falar sobre os sites de trabalho para freelancers, como Upwork, Fiverr e Freelancer.com. É por meio deles que a maioria dos profissionais começa a buscar clientes internacionais, e isso tem várias razões.

Lá, você encontra anúncios de clientes interessados em freelancers que ofereçam serviços como o seu. Ou seja, você não precisa convencer ninguém sobre a necessidade de contratar o seu serviço. O seu trabalho passa a ser apenas convencer o cliente a escolher você para executá-lo.

Porém, o uso desse tipo de plataforma tem prós e contras, e cada site tem suas particularidades. E você precisa levar essas questões em consideração antes de começar a usá-las.

Veja a seguir tudo o que você precisa saber antes de começar a oferecer seus serviços em sites de trabalho para freelancer. E se já começou, vai enocntrar dicas para aumentar suas chances de fechar negócios por lá.

Nesse guia, você encontra:

  • Como funcionam os sites de trabalho para freelancers
  • Vantagens e desvantagens
  • Melhores sites de trabalho para freelancers
  • Como criar o seu perfil
  • Como selecionar anúncios
  • Como responder a anúncios
  • Como criar ofertas

Como funcionam os sites de trabalho para freelancers

Cada site de trabalho para freelancers tem suas especificidades, mas, de um modo geral, eles funcionam da mesma forma. Você precisará se cadastrar para começar a usar. E para se cadastrar, você terá que concluir os seguintes passos, não necessariamente nessa ordem:

  • Criar um perfil profissional. Este incluirá a sua foto e detalhes sobre o seu serviço, bem como suas qualificações e habilidades – vamos falar mais sobre isso.

A verificação de sua identidade pode ser solicitada, apesar de costumar ser opcional. Porém, passar por esse processo aumenta a sua credibilidade, sendo por isso recomendado. Lembre que o cliente estará contratando alguém que não conhece e que reside em outro país. Para realizá-la, você enviará cópias digitais de documentos e/ou passará por uma entrevista curta via chamada de vídeo ou voz.

  • Cadastrar uma forma de pagamento, entre as opções oferecidas, por meio da qual você irá receber o valor pago por seus serviços. PayPal costuma ser o meio mais comum – falamos sobre isso em outro artigo.

Feito isso, você poderá criar ofertas ou responder a anúncios a depender do formato do site de trabalho para freelancers. Se você fechar negócio, há um processo automático de contratação, durante o qual o cliente deposita o valor total acordado pelo serviço na conta digital do site.

Você entrega o trabalho feito, ou registra as horas trabalhadas, dentro do próprio site. Toda a comunicação entre você e o cliente também deve acontecer dentro do ambiente virtual.

Após a conclusão do serviço e a aprovação do cliente, o site transfere o dinheiro para a sua conta digital já descontada a taxa de uso do site. O valor pode ainda ficar como pendente por alguns dias até ser liberado para transferência. Essa deve ser solicitada manualmente por você, podendo haver a cobrança de outra taxa por essa ação.

Vantagens e Desvantagens

De modo geral, os sites de trabalho para freelancers têm diversas vantagens e desvantagens:

Vantagens

  • Você não precisará gastar tempo e recursos tentando descobrir onde encontrar clientes. A quantidade de empresas e indivíduos que usam esses sites é bem grande.
  • Essa forma de conquistar clientes é a preferida entre novos freelancers, já que muitas ações estão pré-organizadas, facilitando o processo.
  • Você não precisa convencer clientes de que o seu serviço pode ser útil para eles. O simples fato deles terem publicado um anúncio no site demonstra que eles já estão convencidos. O que você precisa fazer é convencê-lo a contratar você para fazer o serviço.
  • Se o cliente publicou um anúncio, o descritivo do serviço (ou parte dele) já deve estar pronto. Ou seja, você não vai começar do zero ou ter que adivinhar o que o cliente quer.
  • Há um histórico do cliente, caso ele já tenha contratado outros freelancers, o que lhe dá uma ideia do que esperar dele em termos de orçamento e feedback.
  • Os clientes pré-depositam o valor a ser pago a você, e também passam por um processo de validação, o que representa uma certa garantia de pagamento.
  • Documentos legais, como contratos, não costumam ser solicitados ou têm modelos disponíveis dentro do próprio sistema.
  • O seu cliente estrangeiro se sentirá mais seguro ao lidar com você, alguém que ele não conhece, já que o site verifica a sua identidade.
  • Há ferramentas de comunicação internas, seja por texto, voz e vídeo, bem como cronometragem de tempo, faturas e recibos automáticos. Assim, você não precisa se preocupar com a escolha de aplicativos ou ter custos extras vindos desses itens.

Contras

  • O seu cliente terá à disposição um número alto de freelancers oferecendo o mesmo serviço, o que pode tornar difícil se sobressair em meio à concorrência.
  • Também por conta da alta concorrência, pode ser difícil cobrar o preço justo pelo seu serviço se seus concorrentes resolverem oferecer um valor baixo por uma qualidade ou escopo semelhante.
  • Muitos clientes deliberadamente usam esses sites com o objetivo de encontrar serviços baratos. Você precisará aprender a selecionar bem os anúncios a que irá responder.
  • A taxa de serviço pode ser alta, principalmente se você não puder pagar assinatura mensal (a qual costuma representar uma taxa de serviço mais baixa) ou se vender serviços de preço baixo.

A cada trabalho que você realiza, o site desconta uma taxa de serviço. Esta varia entre 5% e 20% a depender do site e do seu status e plano de assinatura. O desconto é automático e será aplicado a cada etapa (milestone) entregue. Ou seja, se o seu contrato envolve um projeto longo, dividido em várias etapas, a taxa será descontada na entrega de cada uma delas.

  • O pagamento não cai direto na sua conta bancária e pode haver cobrança de taxa pela transferência.
  • O feedback deixado por seus clientes é levado bastante a sério por toda a comunidade que usa o site. Ou seja, um comentário ruim deixado por um cliente insatisfeito, mesmo que a insatisfação dele seja infundada, pode dificultar a conquista de novos clientes.

O feedback funciona assim: tanto você quanto o seu cliente são convidados a deixar um comentário sobre o trabalho realizado após a finalização do mesmo. Isso acontece ao mesmo tempo e não há contra-argumentação, ou seja, você não tem a oportunidade de rebater uma crítica injusta deixada pelo cliente.

  • Esses sites são mais usados por empresas. Se o seu público é B2C em vez de B2B, essa pode não ser a forma ideal de encontrar clientes.

Melhores sites de trabalho para freelancers

Vamos agora apresentar alguns detalhes sobre alguns dos melhores sites de trabalho para freelancers. Estes são os mais conhecidos e confiáveis no mercado internacional, aumentando as chances de encontrar lá bons clientes.

Existem muitos outros sites, mas são esses com os quais tenho experiência como cliente e/ou freelancer. Assim, posso falar deles com mais segurança.

Fiverr

Fiverr é um dos sites de trabalho para freelancers mais tradicionais do mercado. E a boa notícia é que ele não é mais apenas para trabalhos que custam $5. Você pode (e deve) cobrar o quanto achar correto por seu serviço. A taxa de serviço é de 20%.

Lá, o que você vai fazer é criar anúncios oferecendo pacotes de serviços (gigs). De quando em quanto, você também pode receber solicitações diretas de clientes, mas a maioria deles está acostumada a pesquisar entre as ofertas. Por isso, leve a criação de seu anúncio bastante a sério.

A categoria e opções de filtragem que você escolhe para o seu anúncio também terão um impacto importante no número de trabalhos que você fecha. Isso porque há muitos anúncios publicados e é bem provável que seu cliente vai usar a busca para diminuir o número de resultados.

Você também deve buscar ganhar medalhas (badges) de performance. E, quem sabe, se tornar um freelancer Fiverr Pro passando pelo processo de verificação e outros possíveis critérios definidos pela empresa. Tudo isso torna você mais interessante aos olhos de seus clientes.

Essa site aceita apenas trabalhos pagos por projeto. Assim, se você quer receber por hora, Fiverr não é o lugar certo para você achar clientes.

Guru

Nesse site, clientes publicam as ofertas de serviços na forma de anúncios, e você irá responder com uma proposta. Você não poderá postar seus próprios anúncios.

Os serviços podem ser pagos por hora ou por projeto. Se você for trabalhar por hora, poderá registrar dentro do próprio site o tempo gasto na execução do serviço. Guru também tem uma função para pagamentos recorrentes – aqueles em que você recebe sempre o mesmo valor mensalmente.

Você poderá ainda comprovar as suas habilidades passando em testes criados pelo próprio site – os resultados são publicados no seu perfil. A taxa de serviço prestado fica entre 5% e 9% de acordo a assinatura que você paga (ou não paga, se for membro gratuito) pelo serviço.

Upwork

Upwork é fruto da união entre Elance e oDesk, dois sites de trabalho para freelancers que dominavam o mercado no passado. Por conta disso, ele conta com uma forte presença, sendo conhecida por atrair clientes em busca de freelancers altamente qualificados.

No Upwork, você pode vender seus serviços por hora ou por projeto, além de publicar anúncios. Clientes também podem pesquisar perfis diretamente e convidar freelancers para entrevistas. A taxa cobrada é de 20% para os primeiros $500 – esta cai para 10%, e depois para 5%, à medida que você continua trabalhando para o mesmo cliente.

Você também pode registrar as horas trabalhadas dentro do sistema. O Upwork oferece ainda a possibilidade de você trazer os seus próprios clientes para trabalhar no site e, assim, usar a ferramenta para receber pagamento.

Como criar o seu perfil

Você precisar criar um perfil em cada um desses sites de trabalho para freelancers apresentando a si mesmo e o serviço que oferece – detalhamos esse processo de criação de perfil em outro artigo.

Sugiro que você comece fazendo uma busca por freelancers que já tenham perfis publicados no site em questão. Selecione 2 ou 3 entre os que oferecem o mesmo tipo de serviço que o seu, mas que tenham mais experiência que você e um alto número de trabalho realizados com sucesso.

Como é o perfil deles? O que eles têm em comum? Observe, principalmente, os seguintes elementos:

  • Tagline (o texto abaixo do nome do freelancer)
  • Sumário do serviço
  • Portfólio (uso de imagens, títulos, descrição)

Veja as palavras que esses freelancers usaram para vender o trabalho deles. Anote os argumentos mais comuns e a ordem das ideias. Observe como o portfólio ajuda a reforçar o que foi dito no texto.

Analise não só o que está escrito, mas também como está escrito. Veja a formatação (uso de listas numeradas, subtítulos, itálicos, negrito). Qualquer elemento usado para chamar a atenção e facilitar a leitura deve ser levado em consideração.

Com essas informações em mãos, prepare a sua versão, sempre tendo em mente onde este texto será publicado. Não copie o perfil de outro freelancer, mas use o que anotou para guiá-lo na criação do seu.

Você precisa se distinguir da concorrência – ser a cópia recém-fabricada de alguém não vai lhe ajudar a ganhar clientes. O seu diferencial deve estar bem claro no seu perfil.

Como selecionar anúncios

Quando você começar a buscar por anúncios nesses sites de trabalho para freelancers pode se ver com a difícil tarefa de selecionar a quais responder. A menos que tenha escolhido um nicho com baixa demanda, você vai encontrar uma lista longa de opções e não terá como responder a todas elas. E, possivelmente, nem vale a pena tentar – nem todos os anúncios irão contar uma boa oportunidade.

Via de regra, as ferramentas de busca mostram os anúncios mais relevantes. Mas, nem sempre o algoritmo está certo sobre o que é mais interessante para você. Para fazer essa escolha, comece explorando as ferramentas de busca do próprio site. Busque pelas opções avançadas, se houver, para que você possa fazer uma seleção mais correta.

Assim, seguem alguns elementos que você deve considerar:

  • Categoria: Marque as categorias adequadas ao seu serviço. Mas também explore aquelas que não são tão adequadas, mas que o seu cliente pode achar que fazem sentido. Por exemplo, sempre encontro ofertas interessantes de criação de conteúdo nas categorias Assistente Virtual e Apoio Administrativo.
  • Forma de cobrança: Às vezes, pode ser possível selecionar anúncios que pagam por hora ou por projeto. Se você só oferece um deles, pode usar essa opção. Porém, saiba que é possível convencer um cliente a pagar por projeto ainda que ele tenha dito que queria pagar por hora. E vice-versa.
  • Experiência: Geralmente, pedir para ver apenas os anúncios que buscam por profissionais mais experientes leva a opções com pagamentos mais altos. Mas tenha a certeza de que pode oferecer a qualidade esperada antes de responder a ess tipo de anúncios.
  • Cliente verificado: Se esta opção estiver disponível, procure trabalhar apenas para clientes que passaram pelo processo de verificação. Se ele não tiver feito isso e houver algum problema quanto ao pagamento, você fica descoberto.
  • Número de propostas: Eu prefiro não responder a anúncios com mais de 15 propostas pela mesma razão que prefiro ver os mais novos (falo mais sobre isso depois). Em minha experiência, o alto número de candidatos brigando pelo mesmo pedido favorece a guerra desleal de preços. Mas, isso é uma opção pessoal e que pode não ser correta a depender da sua área.
  • Número de horas por semana ou duração do projeto: Use essas opções de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Se estiver em busca de projetos de longo prazo, selecione contratos desse tipo. Mas, não leve isso ao pé da letra, pois muitos serviços de curto prazo acabam virando de longo prazo e vice-versa.

Você pode encontrar outras opções, como orçamento disponível, localização do cliente e número de contratações anteriores pelo mesmo cliente. Eu não costumo usá-las pelos seguintes motivos:

  • Orçamento disponível: Muitos clientes não vão dizer o valor real do orçamento disponível, ou porque não sabem ou porque consideram isso uma informação confidencial.
  • Localização do cliente: Onde o cliente está geograficamente não faz diferença para o meu serviço. E mesmo que fizesse e, por exemplo, eu só quisesse trabalhar para franceses, estes podem estar morando fora da França. Mas, se isso fizer diferença para o seu serviço, use esse filtro.
  • Número de contratações anteriores: O fato de um cliente ter acabado de criar um perfil no site de trabalho para freelancers não quer dizer que ele não seja confiável. O contrário (ter contratado muitos freelancers) também não. Os sites costumam ser muito mais rigorosos quanto ao controle de freelancer e nem tanto com o de clientes.

Além de saber usar os filtros, é importante que você tenha a sua própria estratégia de seleção de anúncios. Eu, por exemplo, prefiro ver por data de publicação, já que isso aumenta as minhas chances de eu ser a primeira a responder. Vou explicar por que isso é importante:

O seu cliente vai receber um alto número de propostas. Com certeza, ele vai cansar de ler tantas opções e pode acabar parando no meio do caminho. Assim, as primeiras da fila levam vantagem.

Também fique longe de anúncios grosseiros, sem informações básicas e de caráter duvidoso por razões óbvias. E, a depender da gravidade, denuncie-os para o site.

Como responder a anúncios nos sites de trabalho para freelancers

À medida que for selecionando os anúncios, vá respondendo aos seus preferidos – lembre: você quer ser um dos primeiros da fila.

Veja como fazer isso:

  • Leia o anúncio com cuidado. Você precisa entender bem o que o cliente está pedindo antes de responder. Muitos freelancers não fazem isso com o cuidado necessário e acabam escrevendo propostas que não atendem ao que o cliente precisa. Você também vai notar que certos anúncios solicitam que você inclua uma certa palavra na sua proposta para provar que leu tudo.

Fique longe de certos anúncios. Se o cliente não se deu ao trabalho de explicar o que quer em mais de uma frase, ofereceu um valor muito baixo, ou não parece confiável, simplesmente, ignore o anúncio. Há muitos outros para você responder.

  • Dê uma olhada no perfil do cliente, se houver. Veja onde o cliente está sediado, o tipo de serviço que ele costuma contratar e o quanto costuma pagar. Isso lhe dará uma ideia sobre o que esperar desse cliente. Se o nome do cliente estiver disponível, use-o em sua proposta.

Fique longe de certos clientes. Ao olhar o perfil do anunciante, veja as avaliações que ele deixou para freelancers contratados anteriormente – e os que freelancers deixaram para eles. Clientes que parecem nunca estar satisfeitos ou com muitas reclamações registradas podem não ser uma boa opção para você.

  • Vá direto ao assunto. O cliente vai receber um número grande de propostas e não terá tempo nem paciência para ler textos longos.
  • Escreva frases curtas, listas numeradas e crie espaços brancos entre parágrafos para facilitar a leitura na tela.
  • Concentre-se no que você vai fazer e em como você vai fazer. O que o cliente quer saber é como você irá ajudá-lo e não o quão maravilhoso você é. Sim, inclua um parágrafo sobre porque você é a pessoa certa para a tarefa, mas concentre-se no problema que irá resolver.
  • Resista a tentação de copiar e colar um modelo pré-fabricado. O cliente quer saber que está conversando com uma pessoa e não com um robô. Você pode ter um modelo para lembrar de falar o que é preciso, mas a sua resposta não deve parecer ensaiada ou engessada.
  • Faça sugestões e perguntas para mostrar que entende do assunto e que está interessado na tarefa. Mas não trabalhe de graça. Basta uma linha focada no serviço. Se você for desenvolvedor de sites, por exemplo, pode dizer “vi que seu site está lento por conta da forma como as imagens foram salvas. Posso resolver isso para você.”
  • Observe as regras do site. Por exemplo, não costuma ser permitido incluir e-mail ou outras formas de contato na proposta, pois toda comunicação deve acontecer dentro do próprio site.
  • Inclua amostras do seu trabalho. Nem todo cliente vai olhar o seu perfil e portfólio. E mesmo que olhe, ele vai querer ver uma seleção focada no que está buscando naquele momento. Por isso, inclua alguns exemplos de seu trabalho na sua proposta.

Como criar ofertas

Em alguns sites, será você quem terá que criar o anúncio. Você terá um formato a seguir, mas alguns elementos são essenciais para publicar uma oferta bem-sucedida:

  • Imagem: A primeira coisa que seu cliente vai ver no meio do mar de anúncios é a imagem que você adicionou. Por isso, escolha bem. Pense em adicionar um texto indicando o seu serviço e em cores que possam destacar a sua oferta.
  • Título: O seu título deve dizer o que você está oferecendo com clareza, em poucas palavras e de forma direta. Faça bom uso do limite de caracteres.
  • Descrição do serviço: Parágrafos curtos e listas numeradas são o melhor formato. Explique o que vai fazer, como vai fazer, e o que seu cliente precisa informar para que você possa fazer o seu trabalho. Inclua também prazo de entrega e o número de revisões.
  • Portfólio: Inclua amostras do serviço sempre que possível. Se for o caso, apresente as possíveis variações.
  • Preço: Calcule seu custo direito para poder apresentar preços e pacotes fechados. Esses anúncios, geralmente, não permitem negociação.

Você deve ter percebido que esse tipo de oferta não é compatível com serviços muito complexos, que precisam de várias páginas para serem descritos. E se você não consegue pensar em um preço único para o seu trabalho, também não terá muito sucesso com essas ofertas.

Quem está buscando projetos de longo prazo, também pode achar que essa opção não vale a pena. Mas isso não é verdade. Desde que o seu serviço crie uma demanda constante, nada impede que o cliente continue contratando você.

No mais, o importante é manter o seu perfil atualizado, evitar erros comuns e ir adaptando o seu serviço e estratégia à medida que você sabe mais sobre a dinâmica do site. Vender serviços nessas plataformas é um desafio, mas costuma trazer resultado para quem se empenha e leva a sério.